sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fim da crise, produção, consumo e sustentabilidade

Empresas americanas começam a repor estoques
Excelente notícia! A economia está dando sinais de recuperação!
http://brasil.melhores.com.br/2009/04/empresas-americanas-come%C3%A7am-a-repor-estoques.html

Fim da crise + dúvida filosófica
Mas logo depois da euforia de ter lido a boa notícia, comecei a refletir sobre crise "financeira", produção e o consumo... Será que estamos vivendo apenas uma crise financeira mesmo?

A produção e o Consumo
A produção é o que faz o mundo e a economia girar. A produção só acontece pois existe consumo. Tudo o que se produz é consumido. E a idéia é se produzir e vender cada vez mais. Quando isso acontece os países crescem, o PIB aumenta, as empresas lucram, as pessoas tem emprego e podem consumir ainda mais... É um ciclo "infinto" de "crescimento".

Obsolescência programada e crescimento financeiro
Para manter este ciclo de crescimento econômico, muitas empresas criam seus produtos utilizando o conceito da obosolescência programada. Funciona mais ou menos assim: sabendo que se precisa vender cada vez mais e bater metas de crescimento, no momento de concepção e design do produto já se pensa em qual será a durabilidade do mesmo. Por exemplo, ao produzir carros, as montadoras já planejam que o puxador para abrir a porta do carro vai durar, em média, 2 anos, que o motor vai durar 8 anos, e por aí vai...

Vendas, vendas, venda$$$!!!
Ou seja, a empresa já cria o produto sabendo que ele irá durar até tal prazo. Sim, o produto vai estragar! Ele é planejado para isso. Assim as organizações produtivas conseguem planejar e saber que no futuro poderão vender novamente "o mesmo" produto para o mesmo cliente.

Legal, né?! Eu vendo hoje e tenho uma certa garantia de que, no futuro, meu cliente vai precisar comprar novamente o meu produto! É dinheiro na certa! :D

É isso aí! Vender cada vez mais! Bater records de produção e de consumo!

E o além-financeiro?!
Tudo isso é muito bonito do ponto-de-vista financeiro. Entretanto, como já é sabido, o planeta terra já está "pedindo água". Está dando sinais claros de aquecimento global, de crescimento populacional, de "falta" de comida (Lei da oferta e da demanda: as commodities agrícolas estão cada vez mais caras.), derretimento das calotas polares, tsunamis, a AIDS na África, os milhares de pessoas que morrem de fome e doenças... Estas crises são muito maiores do que a atual crise financeira e já existiam desde antes...

Conclusão: Sustentabilidade
Provavelmente eu seja a milionésima pessoa pensar a respeito disso e falar do assunto. É algo que está aí, acontecendo, no dia-a-dia. É algo que muitos comentam e poucos fazem algo de concreto para mudar. É algo insustentável no "mais do que longo" prazo. É algo que já está afetando as pessoas hoje e que afetará muito mais daqui a 100 anos. E qual é a solução para isso tudo? Bom, novamente serei o milionésimo a falar: é a
SUSTENTABILIDADE. Aquela que aborda os pontos-de-vista financeiro (resultados), responsabilidade social (pessoas e paz) e ambiental (natureza). Vale a pena ler a respeito.

Perguntas filosóficas
Quem se importa com 100 anos a frente?
O que vem antes: a produção para vender mais ($$), ou o desejo de consumir?
O que é mais forte: a ganância individual ou o bem comum?
Quantos estão fazendo algo de concreto para tentar mudar esse cenário para melhor?
O que realmente vai ter mudado após o final da crise financeira?

3 comentários:

  1. Cara, ainda acredito que o critério financeiro seja o mais adequado para seleção das melhores decisões. Porém o que deve ser focado é a visão financeira de longo prazo, ou ainda, a sustentabilidade financeira de longo prazo.
    Veja bem: se todas as empresas aplicarem seu modelo extrativista ao máximo, no curto prazo todas vão se dar mal, porque os recursos naturais terminarão rapidamente e os custos exploratórios serão elevadíssimos.
    Para mim é claro: a sustentabilidade ambiental das atividades empresariais colabora para a sua perenidade financeira de longo prazo.
    É quase um problema de Pesquisa Operacional:
    Maximizar o lucro, minimizando o dano ambiental.

    ResponderExcluir
  2. O que o Mauro disse, tocando na questão da pesquisa operacional, acho que ela deve acontecer não só nas empresas, mas dentro de nós também.

    O capitalismo nos oferece um mundo de objetos de desejo, mas precisamos ter o discernimento de não ir com toda essa sede ao pote.

    Além da questão da sustentabilidade, é muito estressante estarmos sempre correndo atrás dos ícones de consumo. Precisamos achar um novo significado para a felicidade. O consumo não pode ser o fim, mas um aspecto coadjuvante à nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Boa Francisco!
    Interessante a extrapolação do conceito empresarial para o pessoal.
    O filme "The Corporation" reflete um pouco essa questão também, só que no caminho inverso: uma empresa também é uma "pessoa" (só que jurídica!). Como qualquer um de nós pode trabalhar, tomar empréstimos, comprar imóveis... mas ela não ética, porque isso é algo inerente aos seres humanos (nem todos!). Algumas atividades empresarias por si próprias seriam anti-éticas, como a exploração de reservas de recursos naturais (quem é o proprietário dos recursos naturais do planeta?) ou espiões corporativos, dentre outros.

    ResponderExcluir