quinta-feira, 3 de julho de 2008

Falta profissionais capacitados?

Dizem por aí que existe uma grande demanda de profissionais capacitados e competentes no mercado brasileiro. Os perfis mais desejados são de pessoas formadas em Administração, Computação e Engenharia, e as empresas estão brigando a tapa para encontrá-los. Será que existe mesmo esta falta de profissionais?

De um lado estão as consultorias de RH, as empresas e organizações, que buscam o "profissional dos sonhos" já pronto para sair trabalhando e gerando resultados extraordinários. Grande parte delas oferece um salário mais ou menos, não possui um plano de crescimento para o funcionário e buscam alguém para fazer apenas as suas "atribuições".

De outro lado temos os jovens formados nas tão desejadas áreas, com muita vontade de meter a mão na massa e de gerar resultados e crescer na carreira. Estes jovens se preocupam com questões globais, são antenados, extremamente analíticos e críticos, tem facilidade para aprender sozinhos e facilidade para trabalhar em grupos. Porém, possuem pouca experiência e são intrometidos. Gostam de trabalhar nas mais variadas áreas do negócios e de ir além das suas "simples atribuições".

Será que é tão difícil assim contratar um profissional capacitado? Será que este perfil realmente está em escassez? Ou será que as organizações estão buscando pessoas já prontas e ignorando a esta massa de jovens com grande potencial de aprendizado e crescimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário