quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O homem precisa viajar

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” (Amyr Klink)

Post retirado do blog da Bárbara Basso! Valeu, Bá! :)

Projeto 10^100 do Google

Lembra do projeto do Google 10^100?! (dez elevado na centésima potência)

Pois é, saiu o anúncio ontem e o Google recebeu nada menos que 150.000 idéias!!! :D

Depois de compilar esta "pequena" lista de idéias, eles agregaram as idéias e "reduziram" a 16 soluções diferentes para serem escolhidas. Tem idéias muito interessantes.

As votações vão até esta quinta-feira 8 de outubro de 2009 em http://www.project10tothe100.com/vote.html

Pensando em sustentabilidade e em responsabilidade social, eu a seguinte idéia focada em educação:

Make educational content available online for free

Education

Make educational and course materials more accessible online to students worldwide. Lots of educational content is not indexed or accessible on the public web. Various users have proposed finding ways to help content owners put formerly exclusive content online, including offline materials (lectures, textbooks, videotaped workshops) and limited-access materials (scholarly papers, research dissertations); help teachers themselves become more available online (access to online profs, 24/7 homework help, cross-country study groups); and to make all this material and academic help accessible through both computer and mobile platforms.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Frase do dia - Aprendizado

Aquele que pergunta é um tolo por 5 minutos, mas aquele que não pergunta continua sendo tolo para sempre.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prevendo o Imprevisível

Seria possível prever eventos naturalmente aleatórios e caóticos? Um estudo recente publicado na Revista Science tenta provar que sim.

"As ações humanas são realmente aleatórias e imprevisíveis? Não necessariamente, de acordo com um estudo feito sobre a comunicação por e-mail e cartas escritas. A pesquisa indicou que esses padrões de correspondência humana podem ser modelados na forma de sistemas matemáticos complexos.

Fatores como o ritmo circadiano*, a repetição de tarefas e a mudança das necessidades ocorrida ao longo da vida fornecem informações suficientes para que se possa estimar padrões de envios de cartas ou e-mails."

Segue em: Agência FAPESP 25/09/2009

* Ritmo Circadiano: Etimologia - Circa Diem (cerca de um dia)

Frase do dia - Liderança

"Faça uma lista cuidadosa de todas as coisas abominantes que te fizeram. Nunca as faça para ninguém!

Faça outra lista com todas as coisas feitas para você que você adorou. Faça estas mesmas coisas para os outros, sempre!"

Frase original copiada do blog do Jota:

"Make a careful list of all things done to you that you abhorred. Don't do them to others, ever. Make another list of things done for you that you loved. Do them for others, always."

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Frase do dia - Avaliação de Desempenho

"Diga-me como me mede que lhe direi como me comporto."

Tirei esta de um livro sobre "Visão Viável" que estou lendo.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tempo sem experiência é...

Tempo jogado no lixo,

é vida deixada de viver,

são as coisas das quais você vai se arrepender...

quando chegar no final da vida.

domingo, 2 de agosto de 2009

Frase do dia - Imaginatividade

"Imagination is more important than knowledge."

Será?

sábado, 1 de agosto de 2009

"Word Cloud" - As palavras do blog

Recebi o link de um blog sobre inovação de um amigo meu e lá descobri esta novidade chamada "Word Cloud". Por curiosidade, acessei o site (Wordle) que cria as tais nuvens de palavras e fiz uma com o meu blog hoje.


Destaque para as palavras: ser, projeto, coisas, perguntas, cliente
, conhecido e gestão.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Auto-conhecimento - Você é inovador?

Mais uma da série "Perguntas para o auto-conhecimento", agora com o foco em identificar seu perfil de marketing pessoal e de inovação. Segue a lista de seis perguntas retiradas de um artigo da Computer World que servem para avaliar se um profissional é "inovador" ou não em se tratando de seu marketing pessoal. No artigo original é explicado o porquê da importância que cada uma das perguntas tem para o profissional e sua carreira.
1. Como você constrói, gerencia e mantém sua rede de contatos?

2. Se eu fizer uma busca do seu nome na web, o que vou encontrar?

3. No que você está focado?

4. O que você considera relevante?

5. Que tipo de soluções inovadoras você já criou?

6. De que forma você controla seu tempo quando administra mudanças?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Frase do dia - Teste para o Amor

"Se você realmente ama uma coisa deixe-a ser livre. Se não voltar, você nunca a teve. Se voltar, ame-a para sempre." (desconhecido)

Definindo sua identidade pessoal de forma objetiva

Li um post sobre algo parecido com "como explicar a sua identidade de forma sucinta e objetiva".

O autor, Ricardo Jordão Magalhães, faz algumas perguntas que ajudam para que se defina uma identidade de forma bem direta e resumida. Achei interessante pois acredito estas simples perguntas possam colaborar bastante para o auto-conhecimento e para a criação de uma identidade.

Resolvi compartilhar a lista das perguntas e as minhas respectivas respostas abaixo.

1. Eu sou conhecido por (2 a 4 coisas).
Sou conhecido por ser alegre, por ajudar os outros, por resolver problemas e por ser cooperativo.

2. Daqui há 12 meses, o meu plano é ser conhecido por (1 ou 2 coisas a mais).
Até o final do ano meu objetivo é ser também conhecido por ter mais atitude e foco para tomadas de decisões (e também depois de tomá-las).

3. O meu trabalho atual é desafiador porque (1 a 3 razões sinceras).
Gerencio um projeto na Wise Snack Foods (USA) que teve seu prazo reduzido pela metade do inicialmente planejado. Além disso, o projeto é em inglês e devo descobrir e atender as necessidades do cliente trabalhando a distância.

4. As novas coisas que eu aprendi nos últimos 90 dias inclui (1 a 3 coisas).
- Aprendi uma técnica para resolução de conflitos entre pessoas (ou grupos).
- Aprendi que o cliente geralmente não sabe exatamente o que quer e que cabe a mim saber fazer as perguntas corretas para direcioná-lo ao descobrimento de seu estado fu.
- Aprendi que o cérebro humano é um "sistema gerador de crenças automático" que se baseia em nossas experiências de vida do passado para criar generalizações e novas crenças.

5. As pessoas mais importantes que eu conheci nos últimos 90 dias foram (2 a 4 nomes realmente importantes).
Marcelo Rezende, Superintendente Financeiro do Grupo Sabemi.
Austin Batse, Director of Solutions Delivery da Carpio Solutions.

6. O meu plano de se tornar conhecido na minha região consiste em (1 ou 2 coisas).
Nenhum plano exceto fazer sempre um bom trabalho e ser recomendado pelos clientes que conhecem os resultados que posso entregar.

7. A atividade que eu vou executar nos próximos 90 dias e que irá dar um upgrade no meu currículo é (1 item).
Finalizar o projeto de implantação do GesFin na Wise Snack Foods (dentro do cronograma e do esforço previstos).

8. O meu currículo é diferente do ano passado porque (1 ou 2 coisas).
Fiz a migração de versão de um sistema para gestão de fundos de securitização FIDC (GesSec) no Grupo Sabemi. O grande desafio foi realizar esta tarefa de forma independente em um ambiente novo, num cliente novo, com um sistema novo, numa tecnologia que eu, até então, desconhecia.

Baseado nesta experiência anterior, consegui sugerir e arquitetar um novo projeto de integração entre diversos sistemas neste mesmo cliente. O cliente gostou tanto que o projeto foi aprovado e ja começou a ser planejado. Estou, atualmente, gerenciando este projeto com o objetivo de entregá-lo antes do deadline e abaixo do esforço originalmente previsto.

9. Explique o que você faz, e o quê você oferece que apenas você oferece. (10 linhas no máximo).
Ajudo pessoas a resolver problemas e a otimizar gestão de seus negócios, sempre estabelecendo relações ganha+ganha e trabalhando de forma cooperativa e multidisciplinar. Utilizo a tecnologia como ferramenta para melhorar processos e performance dos seus negócios.

10. Crie uma frase com no máximo 8 palavras que posiciona você no mercado. Se você não puder se explicar em 8 palavras, você está fora. (já dizia Seth Godin).
Consultor multidisciplinar em gestão de projetos, gestão de processos e BI

11. Crie um slogan para você com no máximo 3 palavras.
Liderando a otimização da gestão.

Frase do dia - Excelência é Hábito

Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, não é um ato, mas um hábito.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Consumo anual de vinho

No dia 6 de junho de 2008, meu aniversário, estabeleci como meta guardar cada rolha de garrafa de vinho no qual eu fosse dividir com alguém. Para cada janta com a patrôa, reunião com amigos ou evento onde eu dividisse uma garrafa de vinho, eu sempre guardaria uma rolha. O objetivo: tentar estimar quantos litros de vinho eu bebia num ano.

Essa idéia maluca surgiu quando li uma reportagem em algum site qualquer informando que o brasileiro médio consumia em torno de 2 litros por ano e que o gaúcho consumia um pouco mais. Era algo em torno de 5 litros aqui no RS... Outro dado marcante, da reportagem é que o Europeu consome em torno de 60 litros por ano (consumo de vinho nos países). Pensei cá com os meus botões: "Bah! 60 litros por ano é vinho bagarááái! Mas acho que degusto um pouco mais de 4 litros de vinho por ano...". Assim começou meu estudo hedônico-sócio-estatístico-degustativo...

Depois de alguns vários bons momentos, de muitas variedades diferentes, safras desde 2004 até 2008, todos os tipos de taninos, ... notei que rapidamente havia se passado um ano e era meu aniversário outra vez. E nada como aniversariar em junho para apreciar bons vinhos em comemoração. Sendo assim, no dia 06/06/2009, resolvi abrir a caixa das rolhas consumidas nos últimos 12 meses para realizar a contagem junto à família e aos amigos...

No total, foram 61 rolhas. 54 de vinhos tintos secos, 2 de vinhos brancos e 5 de espumantes. Resumindo, individualmente, bebi em torno de 30 garrafas de vinho, ou seja, 22 litros e meio de vinho em um ano... Até que é um bom número... Pra que serve esta estatística?! Sei lá... no final o mais importante são as histórias de vida e experiências que cada uma das rolhas tem para contar... :)

Frase do dia - Perseverança

"Few things are impossible to diligence and skill. Great works are performed not by strength, but perseverance". (by Orkut :P)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Contrução de marcas de sucesso

Segue um resumo sobre um post que li sobre 10 idéias interessantes para construção de marcas de sucesso.

10 Novos Mandamentos para quem tem uma mente aberta a novas idéias sobre construção de marcas, para quem tem disposição para mudar as coisas, para quem se importa em fazer uma revolução que faça sentido para as próximas gerações.

A missão de uma marca é:

  • dizer a verdade
  • ser explícita sobre o quê oferece
  • educar o cliente
  • matar todos os seus mascotes
  • se integrar 100% com o processo de vendas da empresa e compras do cliente.
  • construir comunidades que melhoram o mundo
  • VENDER um serviço
  • usar a internet para resolver os deficiências que tem no mundo real.
  • reduzir as expectativas dos clientes sobre a marca.
  • aplicar humanidade aos negócios.

Fonte com o post original feito por Ricardo Jordão Magalhães: Bizrevolution

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Melhorias para o sistema do IRPF

Como analista de sistemas, cidadão e contribuinte, é de minha responsabilidade contribuir para o desenvolvimento da sociedade e de cobrar a Administração Pública para que esta facilite a vida da população.

Após a divertida experiência de realizar a declaração do IRPF em 2009, iniciei um movimento com alguns amigos (também analistas de sistemas e computólogos) para criar sugestões de melhorias para o software de declaração de IRPF. Até o momento, sei de 8 pessoas que contribuíram com sugestões e encaminharam suas mensagens diretamente a Ouvidoria do Ministério da Fazenda via canal de comunicação para sugestões e reclamações disponibilizado.

É fato que o primeiro grande passo rumo à modernização do canal de declaração de renda já foi dado, disponibilizando aos cidadãos um aplicativo capaz de enviar as declarações em meio eletrônico. É indiscutível de que este foi um grande progresso em relação aos formulários em papel.

No entanto, o sistema de declarações parece mostrar alguns comportamentos e problemas que já poderiam ter sido sanados dada a maturidade do software.

Sendo assim, foi criada a seguinte lista de dúvidas e sugestões de melhorias para o software IRPF:
  • Ano novo, ferramenta nova: Por que o usuário deve baixar e instalar uma ferramenta nova a cada ano? Teoricamente, o modelo lógico da declaração de IR pode ser facilmente generalizado a ponto de criar uma ferramenta única (que poderia ser apenas atualizada a cada ano. De repente via XML mesmo, ou com um pequeno complemento). O download anual traz um desperdício de recursos (tempo do usuário, banda de internet, energia elétrica, ...)

  • Ferramenta online: A ferramenta poderia ser disponibilizada "online", sem a necessidade de download. Os usuários poderiam apenas salvar as suas informações na web nos próprios servidores da receita, assim a declaração poderia ser preenchida aos poucos e a base de dados estaria mais segura para o usuário do que em seu próprio computador, além do que a receita poderia ter um maior controle sob o processo de preenchimento da declaração. Existe a questão de disponibilidade dos servidores com o grande número de acessos. Isso poderia ser resolvido com janelas de tempo e prazos diferentes para intervalos de CPF (semelhante ao rodízio de placas em SP).

  • Usabilidade: No preenchimento de alguns campos as informações às vezes se perdem (a não ser que o usuário troque o foco do campo antes de trocar de formulário, por exemplo). Isso também ocorre para enviar a declaração. O software emite uma mensagem informando que a "declaração será fechada", entretanto não fica claro se ela será salva ou não.

  • Padronização: A cada ano, o sistema é instalado, por padrão, em diretórios diferentes: C:\Arquivos de Programas\IRPF... ou C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF... e, no último ano, em C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2009. Isso confunde o usuário leigo e dificulta o processo de encontrar suas declarações dos anos anteriores;

  • Sistema intuitivo: O diretório "Transmitidas", aparentemente, não possui nenhuma funcionalidade no software deste ano. Nada é armazenado ali. No entanto, quando solicitamos a impressão de recibo, o programa dispara uma janela aberta neste diretório. O usuário, então, tem que descobrir por conta própria que os recibos são arquivos .REC que ficam salvos por padrão na pasta "Gravadas". Aliás, ao entrar nesta pasta, não aparecem os recibos disponíveis ali dentro. O usuário precisa clicar no botão "Selecionar", o que não é nada intuitivo, pois aparece um quadro vazio onde deveriam aparecer os arquivos .REC para serem selecionados (houve muitas reclamações de amigos e parentes mais "leigos" com relação a este item);

  • Formas de gravação: O usuário, ao fechar o aplicativo, não sabe se sua declaração foi gravada ou não. Também não fica claro por que existem duas formas de gravação: a automática e a "gravação para entrega à RFB". Por que o programa não se comporta como a maioria das aplicações, onde o usuário pode salvar seus arquivos clicando em um ícone de "disquete" ou é questionado se deseja salvar as alterações ao tentar sair do programa?

  • Clássico botão de gravar: Poderia ter, no menu "Arquivo", os clássicos itens "Salvar" e "Salvar Como";

  • Encapsulamento e o Receitanet: Por que existe um programa externo para enviar as declarações, o Receitanet? Por que essa funcionalidade não é encapsulada em um componente que possa ser integrado a todas as aplicações da RFB? Está aí mais um ponto que torna o processo de declaração mais penosa ao usuário leigo, tendo de baixar/instalar/operar um software adicional;

  • Declarações antigas, o trabalho manual: O usuário precisa comparecer a uma unidade da RFB para solicitar declarações antigas. Uma forma de autenticação poderia ser disponibilizada para que o cidadão tivesse um canal direto com a RFB, onde poderia consultar pendências, declarações e recibos anteriores, processos administrativos, etc. Isso desoneraria os servidores públicos para que se dedicassem a outras atividades mais nobres, como processar declarações complexas ou mesmo prestar um atendimento ao público de maior qualidade, visto que só casos mais complicados teriam de ser resolvidos na presença do contribuinte.

  • Funcionalidade: O usuário deve preocupar-se apenas em declarar sua renda e não em operar o software. Este deve ser o mais amigável possível, como uma espécie de gentileza pelo usuário estar prestando um serviço gratuito à Receita Federal, que é o de informá-la tudo que o Estado não foi capaz de apurar automaticamente (a tecnologia da informação, com algum esforço em médio prazo, já permitiria que fossem apuradas todas as pendências tributárias sem intervenção humana).

  • Atualização para versões novas: Ao tentar fazer uma declaração retificadora após o prazo final de entrega (30/04), o usuário deve baixar e instalar uma nova versão do programa. Faz sentido isso? Além da necessidade de se instalar numa nova versão a cada ano, agora o usuário também deve instalar uma nova versão apenas para enviar a retificação. São 11MB de download! Poderia existir uma forma mais simples de atualização na própria ferramenta (como na maioria dos software existe o menu "Ajuda -> Atualizações").

  • Didática do preenchimento: Poderia ser aprimorada a didática de preenchimento dos dados. Boa parte dos termos utilizados no programa são desconhecidos por pessoas de meu ciclo de relacionamento, que, teoricamente, possuímos algum nível de instrução.

Estas são apenas algumas sugestões simples e que poderiam melhorar bastante o sistema para o futuro.

Peço aos demais amigos e cidadãos responsáveis que façam sua parte encaminhando suas sugestões de melhoria e reforçando o pedido junto a Ouvidoria do Ministério da Fazenda. Vamos fazer algo de útil ao invés de simplesmente reclamar que "nada funciona" no Brasil.

Para aqueles que tem medo de "se expor" encaminhando uma mensagem ao Ministério, já que eles exigem nome completo e CPF no preenchimento da mensagem, por favor, encaminhe suas sugestões como comentário aqui no blog que eu repasso à Ouvidoria. ;)

PS: Agradeço, em especial, ao Francisco Amorim, pelas contribuições e pelo auxílio na redação deste post.

sábado, 2 de maio de 2009

Daqui a 5 anos...

O que você gostaria de estar fazendo?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fim da crise, produção, consumo e sustentabilidade

Empresas americanas começam a repor estoques
Excelente notícia! A economia está dando sinais de recuperação!
http://brasil.melhores.com.br/2009/04/empresas-americanas-come%C3%A7am-a-repor-estoques.html

Fim da crise + dúvida filosófica
Mas logo depois da euforia de ter lido a boa notícia, comecei a refletir sobre crise "financeira", produção e o consumo... Será que estamos vivendo apenas uma crise financeira mesmo?

A produção e o Consumo
A produção é o que faz o mundo e a economia girar. A produção só acontece pois existe consumo. Tudo o que se produz é consumido. E a idéia é se produzir e vender cada vez mais. Quando isso acontece os países crescem, o PIB aumenta, as empresas lucram, as pessoas tem emprego e podem consumir ainda mais... É um ciclo "infinto" de "crescimento".

Obsolescência programada e crescimento financeiro
Para manter este ciclo de crescimento econômico, muitas empresas criam seus produtos utilizando o conceito da obosolescência programada. Funciona mais ou menos assim: sabendo que se precisa vender cada vez mais e bater metas de crescimento, no momento de concepção e design do produto já se pensa em qual será a durabilidade do mesmo. Por exemplo, ao produzir carros, as montadoras já planejam que o puxador para abrir a porta do carro vai durar, em média, 2 anos, que o motor vai durar 8 anos, e por aí vai...

Vendas, vendas, venda$$$!!!
Ou seja, a empresa já cria o produto sabendo que ele irá durar até tal prazo. Sim, o produto vai estragar! Ele é planejado para isso. Assim as organizações produtivas conseguem planejar e saber que no futuro poderão vender novamente "o mesmo" produto para o mesmo cliente.

Legal, né?! Eu vendo hoje e tenho uma certa garantia de que, no futuro, meu cliente vai precisar comprar novamente o meu produto! É dinheiro na certa! :D

É isso aí! Vender cada vez mais! Bater records de produção e de consumo!

E o além-financeiro?!
Tudo isso é muito bonito do ponto-de-vista financeiro. Entretanto, como já é sabido, o planeta terra já está "pedindo água". Está dando sinais claros de aquecimento global, de crescimento populacional, de "falta" de comida (Lei da oferta e da demanda: as commodities agrícolas estão cada vez mais caras.), derretimento das calotas polares, tsunamis, a AIDS na África, os milhares de pessoas que morrem de fome e doenças... Estas crises são muito maiores do que a atual crise financeira e já existiam desde antes...

Conclusão: Sustentabilidade
Provavelmente eu seja a milionésima pessoa pensar a respeito disso e falar do assunto. É algo que está aí, acontecendo, no dia-a-dia. É algo que muitos comentam e poucos fazem algo de concreto para mudar. É algo insustentável no "mais do que longo" prazo. É algo que já está afetando as pessoas hoje e que afetará muito mais daqui a 100 anos. E qual é a solução para isso tudo? Bom, novamente serei o milionésimo a falar: é a
SUSTENTABILIDADE. Aquela que aborda os pontos-de-vista financeiro (resultados), responsabilidade social (pessoas e paz) e ambiental (natureza). Vale a pena ler a respeito.

Perguntas filosóficas
Quem se importa com 100 anos a frente?
O que vem antes: a produção para vender mais ($$), ou o desejo de consumir?
O que é mais forte: a ganância individual ou o bem comum?
Quantos estão fazendo algo de concreto para tentar mudar esse cenário para melhor?
O que realmente vai ter mudado após o final da crise financeira?

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Insignificância

Para aqueles que se acham muito importantes...



Tudo é uma questão de perspectiva...

Depois dessa fiquei pensando sobre qual é o meu papel aqui no mundo...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Previsão PIB Brasil 2009

Seguem algumas previsões do PIB brasileiro para o ano de 2009. Temos percentuais de algumas instituições e economistas renomados. O engraçado é perceber a grande variação entre os mais pessimistas e os mais otimistas. Seria isso um reflexo das incertezas da crise? Como se explica essa variação tão grande?

Morgan Stanley -4,5%
Nakano, da FGV -4,0%
Economistas da Cepal -2,0%
Dominique Strauss-Kahn (FMI) muito baixo, talvez negativo
Celso Pastore 0,5%
Gustavo Loyola 0,3%
Febraban 0,3%
Leitores d'O Brasil Que Dá Certo 1,8%
Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) 2,0%
Stephen Kanitz 2,3%


Vamos esperar 2010 para ver quem está mais certo.

Fonte: O Brasil que dá certo

Frase do dia

“Os dois tipos de funcionários que você deve evitar, o que não faz o que você manda e o que só faz o que você manda.”

Bud Hadfield - escritor

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Procrastinação e propósito de vida?

"A melhor coisa que podemos tirar da procrastinação é a certeza do que queremos fazer na vida.

Quando procrastinamos algo, é porque esse algo é a coisa mais importante para nós.

Se você tem dúvidas sobre onde é bom, no que é bom, ou sobre o quê realmente deseja fazer na sua vida, basta olhar para as coisas que você está barrigando com alguma desculpa furada."

Qual é a coisa mais importante a ser feita todos os dias?

Pense a respeito por um momento...

Antes de você continuar a ler, escreva o que você acredita no papel.

Olhe para as palavras que você colocou no papel.

Qual é a coisa mais importante a fazer todos os dias?

E se essa coisa é tão importante assim, quanto tempo você se dedica a ela?

E se você se dedicar ainda mais tempo, o quanto melhor seria a sua vida?

Frase do dia

"Eu estou impressionado com a urgência de fazer. Saber não é o suficiente, nós precisamos aplicar o que sabemos. Ter vontade não é o suficiente, nós precisamos fazer." by Leonardo Da Vinci

Parabéns ao Leonardo da Vinci, que faz aniversário no mês de abril.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Por-do-sol Porto Alegre


Por-do-sol panorâmico de Porto Alegre

Uma foto panorâmica que um amigo está construindo com diversos dias de por-do-sol de Porto Alegre.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Websites de RH

Fiz uma pequena lista de websites que possuem vagas para profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Alguns deles são sites mais amplos de RH possuindo vagas e oportunidades para diversas áreas, como o Vagas e o Curriculum. São boas alternativas para quem está procurando emprego.

Já outros, são especializados em tecnologia e computação, alguns nacionais (
APInfo), outros de Porto Alegre (TIWorksRH).

Existe site (e emprego) para todos os níveis, desde estágios e trainees até alta gerência (
Michael Page). Em alguns sites você também encontra dicas sobre carreira como, por exemplo, "como montar seu currículo?" ou "como fazer um plano de carreira". Também existem especialistas em recolocação no mercado, como a Ricardo Xavier.

Porto Alegre

Brasil
Globais

Quem tiver conhecimento e indicações sobre outros sites interessantes sobre carreira, sinta-se à vontade para comentar e me contatar. A idéia aqui é aumentar as possibilidades das pessoas nestes "tempos de crise".

Atualização - Agora lendo meus RSS encontrei outro post semelhante na ComputerWorld: "Conheça os sites de emprego para quem busca vagas de TI".

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sobre a previdência do INSS

Sou da teoria conspirativa de que a previdência pública é muito arriscada e que não vale a pena contribuir com o INSS. Depois da minha breve "pesquisa" sobre os indicadores macroeconômicos brasileiros cheguei aos seguintes dados.

Considerando que os 23,1 milhões de brasileiros economicamente ativos (PEA) contribuem anualmente com R$ 27,11 bi (arrecadação de 2008 com INSS), temos uma contribuição anual per capita de R$ 1174,00.

Será que esta contribuição paga as aposentadorias de todos os aposentados atuais?

Aliás, qual é o número de aposentados atualmente no Brasil?

Bom, descobri agora que se colocar esta contribuição para render a uma taxa de 10% ao ano e deixar os 25 anos anos (tempo para aposentadoria de mulheres) se teria no final do prazo R$ 11.563,59. E deixando por mais dez anos (os 35 anos da aposentadoria dos homens), se teria um total de R$ 29.992,96. É... na média até que vale a pena. Dá R$ 1731,00 mensais considerando que os contribuintes são 50% de cada sexo. Mas aí tem que pensar se o número de aposentados não está aumentando e o de contribuintes diminuindo, ... Ahhh! Chega! Chamem um economista!

Bom, por hoje era este o meu surto de economia. :P

Indicadores Macroeconômicos do Brasil

Segue a lista de alguns indicadores brasileiros que me chamaram a atenção.

  • PIB Brasileiro
    (Dados de 2008)
    - O PIB anual do Brasil ~ R$ 3 trilhões
    - PIB anual em dólar (R$ 2,35) ~ U$ 1,28 tri
    - Sabem de quanto é o plano de recuperação economica dos EUA?! Teve um pros bancos, outro pras montadoras, ... sei que já tá em mais de U$ 1,5 tri! hehehe!

  • Impostos
    (Dados de 2008)
    - A carga tributária recolhida em 2008 foi de R$ 1,1 trilhão.
    - Ou seja, a carga tributária brasileira é igual a 37% do nosso PIB ;)
    - Em 2008 a taxa de impostos per capita = R$ 5.573,00 (os 37%)
    - Os 3 maiores impostos recolhidos no Brasil em 2008 são:
    - ICMS = R$ 34,59 bi
    - Imposto de Renda = R$ 31,58 bi
    - INSS = R$ 27,11 bi

  • População Brasileira
    - 184 milhões de pessoas (dado de 2007)
    - População Economicamente Ativa (PEA): 23,1 milhões (jan/2009)
    - A nossa PEA representa 12,55% do total da população! (quanto será em outros países?)

  • Emprego
    - População ocupada (empregados jan/2009): 91,77%
    - População desocupada (desempregados jan/2009): 8,25%
    - Isso significa apenas 21,2 milhões de brasileiros trabalhantes de um total de 184 milhões!

  • Salário
    - O salário anual médio do brasileiro (previsão 2009) = R$ 15.828,00
    - Salário médio mensal do Brasileiro (jan/2009) Bruto = R$ 1319,00
    -
    Salário médio mensal do Brasileiro (jan/2009) Líquido = R$ 840,00

Fontes:
O que me inspirou a pensar
Dados IBGE sobre emprego
Dados sobre a população IBGE 2007