terça-feira, 20 de maio de 2008

De quem é a culpa?

O que leva as pessoas ficarem sentadas em cadeiras na frente de computadores trabalhando oito horas por dia? Seria a satisfação pessoal? O "desenvolvimento profissional"? A carreira? Ou o dinheiro?

O que estas pessoas estão fazendo de bom? Será que elas são felizes? Se sentem realizadas? Será que o trabalho delas é importante para alguma coisa? É reconhecido?

Ou será que isso tudo faz parte do "sistema"? Por acaso, alguém aqui já escutou (ou leu) frases parecidas com essas: "Isso faz parte da vida." ou "A sociedade funciona assim mesmo." ou
"Se quiser ser feliz, tem que se sujeitar a coisas "impostas" pelo sistema.".

Ahhhh! O Sistema! Eu adoro este cara! Ele é sempre o candidato número UM quando precisamos encontrar um culpado para alguma coisa! Veja abaixo alguns exemplos clássicos:
  • A insatisfação no trabalho é culpa do sistema (que nos obriga a trabalhar para podermos sobreviver).
  • A corrupção política é culpa do sistema (esta sempre existiu e faz parte do sistema, não temos como mudar).
  • O trabalho "escravo" de 8h48 por dia nas indústrias é culpa do sistema (imagina se as indústrias reduzissem a jornada de trabalho para 8h diárias! Impossível, o sistema extremamente competitivo chamado mercado levaria estas empresas a grandes prejuízos!).
Parece falimiar? Hehehe! Este tal de sistema é tão popular que ATÉ os atendentes de call center já aprenderam a utilizá-lo como melhor desculpa: "Minha senhora, infelizmente não posso cancelar o plano que a senhora assinou. É que o SISTEMA não permite!". Ahhhh! É claro! "Esse sistema é um filho da puta mesmo!" Ele nunca permite cancelar... só contratar! :P

(parênteses)
Sem querer tirar o mérito da inteligência dos atendentes de call center, eu entendo que vocês agem como robozinhos que só seguem regras pois isso faz parte do "protocolo" (tá aí outra palavra linda!) de trabalho. Lembrando aqui que também existe excelentes atendentes de call center. Estes são humanos, ágeis, preocupados com a satisfação do cliente, com bom senso, ... Mas, infelizmente, são raríssimos!
(fim dos parênteses)

Bah! Fiz uma bela duma confusão aqui. Comecei falando de trabalho, passei pelos culpados sistemas e terminei nos detestáveis call centers. Enfim, todo esse blá blá blá serve para que as pessoas questionem seus reais motivos antes de tomar certas atitudes. Pense bem no que quer fazer da vida. Pense no resultado que isso vai gerar no futuro. Depois de errar fica muito simples botar a culpa no sistema. Focalize no que tu gosta de fazer e trabalhe para que isso se torne realidade.

It's up to you!

Um comentário:

  1. Na França, a jornada de trabalho é de 35 horas por semana. Existe uma lei para definir isso e todas as empresas são obrigadas a seguir. Foi uma medida tomada pelo governo já fazem alguns anos para tentar diminuir o desemprego.

    Atualmente, estão discutindo uma contra-lei para liberar o número de horas, de forma que ele não seja definido, mas auto-regulado pelo mercado.

    Quanto à reflexão sobre ficar o dia inteiro na frente do computador trabalhando, bem... continuo a refletir!

    Abraço

    ResponderExcluir