terça-feira, 24 de junho de 2008

E agora?

Conversei agora com o Prof. Nique sobre o MBA em Gestão Mercosul-Europa. É um programa intercultural com 2 anos de duração onde estudarão alunos do Brasil, França e Rússia. As aulas serão todas em inglês. Estudaremos 3 meses aqui depois 4 meses lá. Depois disso, os Brasileiros trabalham de 4 a 6 meses numa empresa de lá, enquanto que os Franceses trabalham em empresas daqui. Ao final desta etapa, o aluno deve escrever uma monografia relatando a experiência do estágio e defendê-la perante uma banca com professores dos 3 continentes.

Além disso, o curso oferece aulas de inglês, francês e português (aqui no Brasil) e aulas de inglês, francês, mandarim, russo e português lá na França. A turma prevê 25 alunos, sendo 10 do Brasil, 10 da França e 5 da Rússia. No final, se obtém um diploma UFRGS - universidade do interior da frança que esqueci o nome, e outro da universidade de Paris (a qual também esqueci o nome).

Tudo parece muito lindo. Entretanto, é preciso lembrar que existe o custo de vida europeu envolvido aí. Seria algo em torno de EU$ 700,00 por mês para viver legal num JKzinho, com comida e um pouco de grana para conhecer o país. Tem as passagens de ida e volta para o velho mundo e os singelos EU$ 9k da pós...

E agora???

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Carro de testes

dizem por aí que já andei num carro de testes...

isso aconteceu numa das idas e vindas de poa. láááá nos idos de 1999, ainda no século passado (e por que não dizer: no milênio passado!).

estava o alexandre bem faceiro, num lindo final de semana ensolarado e QUENTE, voltando de caxias para cruz alta (pra básica visitinha bimestral à família). imaginem que naquele tempo tinha que fazer "ponte aérea" de ônibus: um bus de cassias para poa (2h de viagem) e outro de poa para cruz alta (rápidas 4h45min quando saía de lá a meia noite).

daquela vez, particularmente , tinha saído as 9h de caxias. então tive que pegar o ônibus poa -> cruz alta ao meio dia, em pleno verão! e estava quente, como já disse antes.

eis que aquele bom e velho ouro e prata (daqueles antigos que a janela abria, ou seja, não tinha ar) parava a cada mini cidade que havia no caminho para arrecadar mais pessoas. era de se imaginar que, naquele frenético para-anda, aquele "ultra-moderno" bus iria estragar... dito e feito! hehehe! nisso todo o pessoal do bus já estava mega enturmado, conversando afu e rindo junto do próprio sofrimento.

apesar do clima de exaltação e alegria da turma do bus, o tempo passava e nada de chegar em cruz alta. eu acostumado a viagenzinha de 4h45min da meia noite, já tinha visto passarem 6h no relógio e a gente estava quase em ibirubá, no ônibus estragado. eu disse QUASE!

neste momento, a moça que estava sentada no meu lado resolveu ligar para o namorado cruzaltense pedindo que ele viesse buscá-la em ibirubá. pensei eu: "jura né! até que o cara chegue em ibirubá somado ao tempo da volta, ela já estaria em cruz alta de bus... é só mais uma horinha de viagem..."

minutos depois, ao chegarmos na rodoviária de ibirubá o cara estava lá esperando a moça. ela, como era muito simpática, perguntou se eu queria uma carona, comentando que pelo menos o carro teria ar-condicionado. lembrei do que o Mello faria: "Tenho algo a perder? É claro que não!". aceitei a carona e fui com o casal.

ao chegar perto do carro já me emocionei: "mas que beleza!!! trocar um bus furado por um ômega 4.1!". eu realmente não fazia a menor idéia do que estava por vir nos próximos instantes. ao entrar na faixa o cara já estava a 100km/h! ehehhe! na primeira reta, ele deu uma embaladinha e já estava a 170km/h...

minha nossa! nunca tinha visto um carro andando tão rápido! ele tinha um daqueles displayzinhos digitais, bem legal! quando percebi o cara estava fazendo as curvas a 170km/h! ehehhe! e o carro lá, suaaave deslizando na estrada, num silêncio tranquilo.

a emoção maior veio quando ele embalou numa descidona, para mostrar o potencial do carro... o displayzinho só contando: 178... pulava para 186, 192, 196, ... e ele começou a demorar mais para subir... ia de 2 em 2... 200, 202, 204, ... parecia q ia parar por ali... 206... a curva chegando... 208km/h!!! puta que pariu! como a curva tava chegando ele deu uma reduzidinha para 170km/h e seguiu a viagem.

a gente chegou no centro de cruz alta em 25 minutos! hehehe! altas emoções! e o mais engraçado de tudo é que não era um carro de testes. era normal mesmo!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Lugares para "casado" ir "solteiro"

Pessoal, esta é a mais nova lista de lugares para se ir sozinho(a) em Porto Alegre. A lista é recomendada mesmo para pessoas que possuem namorado(a), são cadadas ou estão apenas de rolinho. Segue:
  • Apolinário
  • Bauru Country
  • Dado Bier
  • Entreato
  • Festas do Beco
  • Nacional 24h
  • Natalício
  • Nova York
  • Opinião
  • Pé Palito
  • República
  • República de Madras
  • Z Café
Aceito sugestões de lugares.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Livros lidos

Mais uma da série "Listas". Vou começar com os livros que li recentemente (de um ano e meio para cá).
  • A essência de parar (David Kundtz): Fala sobre a importância de parar de tempos em tempos. São aqueles momentos em que a gente desliga do mundo e simplesmente fica quieto, pensando em nada, sentindo a respiração e o silêncio. O livro mostra que este ato é necessário a qualquer ser humano e esclarece a importância que estas "paradas" tem para o nosso auto-conhecimento. Recomendo.
  • Lovemarks - O futuro além das marcas (Kevin Roberts): Este livro mostra o poder que as lovemarks têm. Ele fala sobre a importância de se construir estas marcas do coração e do impacto que uma lovemark gera nas pessoas e em sua decisão de compra e fidelidade. Cita exemplos de marcas como Coca-Cola, Google, Beatles e Toyota. Muito bom para os publicitários e marketeiros.
  • Os seis chapéus do pensamento (Edward de Bono): É uma idéia meio maluca para organizar pensamentos (incluindo discussões ou reuniões). O autor comenta que cada pessoa se destaca numa forma de pensar e que o pensamento tende a ser desordenado em situações de pressão ou quando trabalhando em grupo. A sugestão para obter maior agilidade e melhores resultados no debate de idéias é dividir o processo de discussão em 6 partes diferentes (os 6 chapéus).

    Por fim, o autor comenta sobre as vantagens de utilizar este método, pois ele estimula que cada indivíduo "ponha" cada um dos chapéus e aprenda a desenvolver habilidades para pensar sob pontos-de-vista diferentes. O livro é bastante repetitivo, então recomendo ele para os prolixos. Se quiser ter uma idéia segue breve explicação dos chapéus abaixo.
    • Chapéu Branco (fatos e números): Informativo e calculista.
    • Chapéu Vermelho (emoções e sentimentos): Momento de intuições, sentimentos e palpites.
    • Chapéu Preto (cautela e cuidade): Para uns pode ser visto como "pessimista". Entretanto ele passa a idéia de maior precaução, essencial para análise de riscos.
    • Chapéu Amarelo (especulativo e positivo): Pensamento especulativo e positivo.
    • Chapéu Verde (pensamento criativo): Pensamento lateral, fertilidade e criação construtiva.
    • Chapéu Azul (controle do pensamento): Momentos de foco e de monitoramento. Poder de resumir e concluir.
  • Quem tem medo do escuro (Sidney Sheldon): É um romance policial, onde duas mulheres se conhecem após morte de seus maridos. Apesar desta ligação, elas se odeiam, e partem, individualmente, na tentativa de desvendar o mistério da morte de seus maridos. Muito bom!
Por ora são estes. Em seguida posto os outros. Se tiver sugestão de livros para ler pode comentar aqui. :)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Quero viver isso...

Hoje cheguei aos 27 anos! Aproveito o momento para listar experiências que ainda quero viver na minha vida.
  • Ter filhos muito felizes
  • Pular de pára-quedas
  • Andar de snowboard
  • Andar de roller naquelas pistas de campeonato cheias de rampas
  • Voar em um caça
  • Patinar no gelo
  • Jogar hockey
  • Ver um furacão de perto
  • Pilotar um carro esportivo (porsche, ferrari, lamborghini, ...)
  • Ver praia com ondas gigantes
Estas são algumas coisas que sonho fazer para me sentir realizado na vida. Se tu fosse fazer a tua lista, como ela seria?

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Inovação no Brasil...

O trecho abaixo sobre pedidos de patentes é de derrubar os butiás do bolso!

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Região Sudeste foi responsável por 79% dos depósitos de patente realizados entre 2000 e 2004. A Unicamp respondeu, sozinha, por 232 depósitos – quase 30% do total. Para Elisa, o Brasil avançou bastante no desenvolvimento das pesquisas. “Hoje, as empresas de fomento não têm mais interesse na titularidade da pesquisa, mas sim no resultado”, destaca. Entretanto, o país ainda precisa superar alguns desafios. Entre eles, o de gerar capital intelectual nacional. Atualmente, os estrangeiros depositam quase 70% dos pedidos de patentes realizados a cada ano, no Brasil. “O Brasil produz, mas não declara essa produção nem no próprio país”.

Resumindo a brincadeira:
- O Brasil teve apenas 774 pedidos de patente em 5 anos (entre 2000 e 2004).
- Destes, 542 foram de estrangeiros (70%!!!)
- Nestes mesmos 5 anos, apenas 232 dos pedidos são de brasileiros...
- Por ano, são irrisórios 155 pedidos de patente em todo o Brasil!
- O pior de tudo: os brasileiros fazem míseros 47 pedidos de patente ao ano!

Quantas empresas existem no Brasil? Só de PMEs tem mais de 1 milhão! Triste saber que mesmo com toda essa quantia de empresa só registramos 47 pedidos de patente em um ano! Ainda se não houvesse investimento... Só o FINEP está liberando R$ 450.000.000,00 num programa de subvenção econômica para inovação apenas em 2008! Já está na hora deste cenário mudar! Acorda, Brasil!!!

Empresas dos sonhos

Mais uma lista: as empresas dos meus sonhos - locais onde eu amaria trabalhar! São locais inspiradores. São referência em suas áreas de atuação.

Google
  • Simplicidade: As ferramentas são muito simples e fáceis de usar!
  • Inovação: Tantas ferramentas à frente do seu tempo e extremamente úteis.
  • Foco nas Pessoas: Tanto internamente quanto externamente. Pela valorização das pessoas, pelo ambiente agradável, pelo tempo livre dado aos funcionários, pelo foco em facilitar a vida dos usuários.
  • Liderança: Como uma empresa em apenas 10 anos se torna referência? O Google é uma das mais conhecidas do mundo. Além disso, é uma das que mais cresce (sustentavelmente)! Isso é reflexo da liderança! Não apenas de mercado, mas da liderança de seus fundadores.

Apple

  • Design: Precisa dizer algo? É o melhor design do mundo! Clean, simples, fácil de usar, orientado ao usuário. Show! Se alguém souber de alguma empresa que faça melhor design de produto, por favor, me avise.
  • Inovação: Aqui ela é focada em design, e também está à frente do seu tempo assim como o Google. Poxa, um notebook de praticamente 1cm de espessura? Um telefone que tu mexe com os dedos intuitivamente numa telinha touch screen, como uma criança faria? Os caras são fóda!

Toyota
  • Qualidade: A Toyota é referência mundial em se tratando de qualidade. Os caras inventaram um sistema de produção que é até hoje benchmark para empresas dos mais diversos setores. ISO para eles é fichinha!
  • Disciplina: Característica típica dos amigos do Japão. Graças a isso atingem resultados excelentes com qualidade melhor ainda!

Quais as empresas dos teus sonhos? Por quê? Se tu acha que não existe uma, então inventa e me conta o que ela tem que as outras não tem. :)

Lugares para conhecer...

Lista de alguns lugares que sonho e vou conhecer.
  • Andes no Chile
  • Patagônia
  • Sol da meia noite na Noruega
  • Cambará do Sul
  • Praia com água transparente
  • Dunas gigantes
  • Muralha da China
  • Tibete
  • Um lugar onde se veja as estrelas mais de perto
  • Dubai
E aí, qual é a tua lista de lugares dos sonhos? O que tem de mais legal para conhecer no mundo?

terça-feira, 3 de junho de 2008

Imóveis em Porto Alegre

Sabe aquela mão de obra xarope que é procurar por um imóvel? Seja para alugar ou para comprar. Independentemente do bairro, do número de quartos, do valor, ...? Além de serem muitas variáveis a considerar, é difícil de encontrar tudo isso de forma organizada num só lugar. Normalmente a gente tem que passar em, pelo menos, umas 3 imobiliárias diferentes. Um saco, não?

Pois "Seus problemas se acabaram-se!!!" (by Seu Creisson). Chegou o site Tá TRI Imóveis!

Alguns amigos estão desenvolvendo um website para busca de imóveis
em Porto Alegre. O site é extremamente simples! Basta selecionar se é aluguel ou compra, escolher um tipo de imóvel (apto, casa, terreno, ...) e era isso! Se quiser, dá pra filtrar por bairro também. Ele retorna os imóveis por ordem de preço, com link para o site da imobiliárias onde o imóvel está disponível. Show de bola! Recomendo para quem está em busca de um lugar para morar e quer ter seu trabalho facilitado. :)