quinta-feira, 5 de junho de 2008

Inovação no Brasil...

O trecho abaixo sobre pedidos de patentes é de derrubar os butiás do bolso!

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Região Sudeste foi responsável por 79% dos depósitos de patente realizados entre 2000 e 2004. A Unicamp respondeu, sozinha, por 232 depósitos – quase 30% do total. Para Elisa, o Brasil avançou bastante no desenvolvimento das pesquisas. “Hoje, as empresas de fomento não têm mais interesse na titularidade da pesquisa, mas sim no resultado”, destaca. Entretanto, o país ainda precisa superar alguns desafios. Entre eles, o de gerar capital intelectual nacional. Atualmente, os estrangeiros depositam quase 70% dos pedidos de patentes realizados a cada ano, no Brasil. “O Brasil produz, mas não declara essa produção nem no próprio país”.

Resumindo a brincadeira:
- O Brasil teve apenas 774 pedidos de patente em 5 anos (entre 2000 e 2004).
- Destes, 542 foram de estrangeiros (70%!!!)
- Nestes mesmos 5 anos, apenas 232 dos pedidos são de brasileiros...
- Por ano, são irrisórios 155 pedidos de patente em todo o Brasil!
- O pior de tudo: os brasileiros fazem míseros 47 pedidos de patente ao ano!

Quantas empresas existem no Brasil? Só de PMEs tem mais de 1 milhão! Triste saber que mesmo com toda essa quantia de empresa só registramos 47 pedidos de patente em um ano! Ainda se não houvesse investimento... Só o FINEP está liberando R$ 450.000.000,00 num programa de subvenção econômica para inovação apenas em 2008! Já está na hora deste cenário mudar! Acorda, Brasil!!!

3 comentários:

  1. Cara, brasileiro é foda, mas o governo é uma merda!
    Os caras não patenteiam, pq o pedido leva em média 1 ano para ser patenteado (posso estar errado, mas esta é a última informação que eu tenho). Em quanto nos outros países este troço sai quase do dia para a noite.
    Magia se todas as empresas reseolvem patentear? Tu já pensou no apagão de patentes? Se os caras demoram 1 ano para patentear este número irrisório de patentes que o Brasil produz, se dobrar o numero de patentes, dai fodeu! Cara com tudo isto só falta dar a descarga! hauhauhhuahuauha

    ResponderExcluir
  2. Em média uma patente leva uns 4 anos para ser liberada no Brasil. O pedido pode levar até 10 anos, dependendo do caso.

    Fonte: http://amanha.terra.com.br/edicoes/237/capa01.asp

    Já mandei mail para o INPI sugerindo melhorias nos processos deles, me ofereci para ser o cara que vai otimizar os processos do INPI.

    Vamos ver o que eles irão dizer. ;)

    ResponderExcluir
  3. Cara...
    Andava lendo seu blog, mas nada de ir afundo para tentar d entender alguma coisa (até pq coisas de vc não fazem muito sentido), mas fui entender agora o pq do Amsterdã é Porto Alegre.
    Tu é intrometido pra caralho!
    Só uma observação: To gostando da idéia de abrir um blog pra mim. Não sei se vou ter muita criatividade ou paciente para mantê-lo, mas acho que vai ser uma experiência legal!
    Abraços

    ResponderExcluir