Mais uma da série "Listas". Vou começar com os livros que li recentemente (de um ano e meio para cá).
- A essência de parar (David Kundtz): Fala sobre a importância de parar de tempos em tempos. São aqueles momentos em que a gente desliga do mundo e simplesmente fica quieto, pensando em nada, sentindo a respiração e o silêncio. O livro mostra que este ato é necessário a qualquer ser humano e esclarece a importância que estas "paradas" tem para o nosso auto-conhecimento. Recomendo.
- Lovemarks - O futuro além das marcas (Kevin Roberts): Este livro mostra o poder que as lovemarks têm. Ele fala sobre a importância de se construir estas marcas do coração e do impacto que uma lovemark gera nas pessoas e em sua decisão de compra e fidelidade. Cita exemplos de marcas como Coca-Cola, Google, Beatles e Toyota. Muito bom para os publicitários e marketeiros.
- Os seis chapéus do pensamento (Edward de Bono): É uma idéia meio maluca para organizar pensamentos (incluindo discussões ou reuniões). O autor comenta que cada pessoa se destaca numa forma de pensar e que o pensamento tende a ser desordenado em situações de pressão ou quando trabalhando em grupo. A sugestão para obter maior agilidade e melhores resultados no debate de idéias é dividir o processo de discussão em 6 partes diferentes (os 6 chapéus).
Por fim, o autor comenta sobre as vantagens de utilizar este método, pois ele estimula que cada indivíduo "ponha" cada um dos chapéus e aprenda a desenvolver habilidades para pensar sob pontos-de-vista diferentes. O livro é bastante repetitivo, então recomendo ele para os prolixos. Se quiser ter uma idéia segue breve explicação dos chapéus abaixo.
- Chapéu Branco (fatos e números): Informativo e calculista.
- Chapéu Vermelho (emoções e sentimentos): Momento de intuições, sentimentos e palpites.
- Chapéu Preto (cautela e cuidade): Para uns pode ser visto como "pessimista". Entretanto ele passa a idéia de maior precaução, essencial para análise de riscos.
- Chapéu Amarelo (especulativo e positivo): Pensamento especulativo e positivo.
- Chapéu Verde (pensamento criativo): Pensamento lateral, fertilidade e criação construtiva.
- Chapéu Azul (controle do pensamento): Momentos de foco e de monitoramento. Poder de resumir e concluir.
- Quem tem medo do escuro (Sidney Sheldon): É um romance policial, onde duas mulheres se conhecem após morte de seus maridos. Apesar desta ligação, elas se odeiam, e partem, individualmente, na tentativa de desvendar o mistério da morte de seus maridos. Muito bom!
Dae mestre,
ResponderExcluirRecomendo ler "In cold blood" (À sangue frio), do Truman Capote. É uma leitura num estilo jornalístico, meio investigativo, bem legal. Tenho ele em inglês se quiser emprestado (já aproveita pra praticar a leitura em inglês hehe).
Abraço,
Viaro